top of page

Abracadatchum

Gabrielle Paquette e Sébastien Chebret

Tradução: Richard Garrell e Rosana de Mont’Alverne Neto

Editora Aletria

Este é o livro que mais leio para meu pequeno Miguel, de apenas dois anos e cinco meses. Quando pego algum livro para ler, ele logo se aproxima dizendo “ atchum, atchum”, então é neste momento que paro tudo e embarcamos nesta bela história de amizade. Em cada reconto, descubro o quanto ele se interessa mais e mais pela história, pelas ilustrações (que são lindas), pela leitura e tudo o que ela proporciona. Abracadatchum é um livro belíssimo que conta a história de amizade de um mágico que tem poder em seus espirros e descobre que a amizade vai muito além daquilo que esperamos que o outro seja. Amizade é aceitar e respeitar como as pessoas realmente são, e que a aparência nada importa. Então, vamos à leitura descobrir os segredos que nela existe e em seguida vamos aprender brincando.

O objeto inesperado


Vamos começar com o que tem de mais divertido em Abracadatchum, espirros que fazem surgir os objetos. Aqui vamos usar um modelo de caixa para descobrir os objetos que tem dentro. Antes de tentar adivinhar o objeto, peça que a criança solte um grande ABRACADATCHUM!!! Enquanto toca no objeto misterioso, peça que ela vá dizendo as características do mesmo antes de revelar o nome como tamanho, forma, e textura.Trabalhar os sentidos com as crianças proporciona um aprendizado completo, pois possibilita a organização das informações e ajuda no desenvolvimento cognitivo. As caixinhas sensoriais são excelentes formas de explorar o sentido tátil através da percepção e descrição.

Colagem de algodão no Pelúcio


Para fazer a alegria de Miguel, o meu pequeno grande leitor de Abracadatchum, fizemos o Pelúcio (personagem do livro) virar coelhinho colando bolinhas de algodão. Fazer um desenho de Pelúcio para colar as bolinhas de algodão. Para facilitar, já deixar com cola para que somente a criança cole as bolinhas. Essa é uma boa atividade para trabalhar coordenação motora fina, noção espacial e o sistema tátil. Depois você pode expor em um cantinho especial em casa valorizando o trabalho que depois vai se transformar em uma lembrança de infância cheia de boas memórias.

Onde está Pelúcio?

Abracadatchum procura seu grande amigo Pelúcio mesmo sabendo de seu segredo.Vamos ajudá-lo a encontrar seu companheiro com essa brincadeira super fácil. Para representar Pelúcio utilizamos um coelhinho de pelúcia. Esconder o coelhinho em alguma parte da casa para as crianças procurarem. Para ajudar e dar dicas de onde ele está enquanto procuram o coelhinho, diga a palavra AMIZADE quando ela estiver perto e quando estiver se afastando diga a palavra SAUDADE. Quando encontrá-lo, a criança deverá dizer palavras de carinho ou demonstrar seu afeto. O livro aborda de uma maneira divertida e ao mesmo tempo encantadora a relação afetiva existente em uma amizade, o que o torna uma grande fonte de inspiração para incluí-lo em diversas atividades que trabalham o tema amizade.

Marcela Rios


 Posts recentes
bottom of page