Carmela Caramelo Autora: Cris Rogério Ilustrador: André Neves /Editora Cortez

December 12, 2016

Da vida devemos olhar a beleza dos detalhes e enxergar a simplicidade que nos traz felicidade. E que são as gargalhadas que nos esperam no final que nos fazem manter o equilíbrio nos tropeços da vida. Que não existe mal humor quando as espetadas chegam até nós, pois com ela aprendemos a aflorar toda nossa criatividade para fazer novos arranjos e com novas cores. Foi assim que interpretamos a linda história de Carmela Caramelo que com delicadeza e doçura nos fala que a vida tem gosto e sabor para aqueles que sabem desfrutá-la. Para transmitir essa linda mensagem aos pequenos leitores elaboramos algumas atividades que podem ser realizadas em forma de sequência, caso o livro esteja sendo trabalhado em uma sala de aula, ou se forem para as crianças da família e dos amigos podem escolher uma delas para viver essa história.  De uma forma simples e clara elas farão as crianças amarem Carmela e toda sua leveza.

 

Apresentando Carmela

 

Antes de iniciar a leitura fazer algumas perguntas às crianças exibindo a capa e as ilustrações do livro. As perguntas foram:

Como vocês acham que é Carmela Caramelo?

Por que será que ela tem esse nome?

Olhando as ilustrações, sobre o que acham que a história de Carmela fala?

 

Iniciar a leitura do livro e ao término ouvir a opinião das crianças sobre o que interpretaram, o que entenderam e o que aprenderam com Carmela e sua história. É importante fazer esse momento de troca de saberes para que possa ser discutido cada situação de Carmela e o que ela tem a nos ensinar.

 

Descobrindo Carmela

 

Em uma caixinha escreva "Descobrindo Carmela" e cada criança deve tirar um papel que apresente algumas situações simples do dia a dia. Cada uma deve dizer como seria a reação de Carmela em cada uma delas. Fazer uma roda de conversa sobre essas atitudes e sobre como levar os pequenos imprevistos com bom humor sem deixá-los que atrapalhem a rotina. 

Exemplos de situação: Você planejou um dia inteiro de diversão e a chuva resolveu aparecer. Como você faz para não perder seu entusiasmo?

 

 

 

EU CARAMELO


Neste momento proponha às crianças que façam um desenho seu colocando o nome com o sobrenome Caramelo e respondam à pergunta: O que você mais acha doce na vida?

Os desenhos podem ser expostos e no final podem juntos formar um livrinho.

 

 

 

DINÂMICA DO ABRAÇO


Após conversarem sobre “os dias sim e os dias não”, fazer a dinâmica do abraço. Escreva em pedacinhos de papel a palavra ABRAÇO.

Ao lerem o trecho do livro Carmela Caramelo, quando dita a palavra ABRAÇO quem a tirou procura alguém que está perto e alguém que está mais distante para dar um abraço.

Detalhe, todos os papéis terá escrita a palavra ABRAÇO o que irá promover um movimento nas crianças e todas se abraçarão!

O trecho do livro para a dinâmica foi:
“NEM SEMPRE O QUE ACONTECE É DO JEITO QUE A GENTE GOSTA. TEM DIAS QUE SIM, MAS TEM DIAS QUE NÃO. BOM MESMO É QUE A GENTE SEMPRE PODE DAR UMA ABRAÇO (momento em que acontecerá os abraços) A CADA SIM E A CADA NÃO”

 

OFICINA FLORES DE PAPEL


Para concluir a atividade com o livro Carmela Caramelo pode ser realizada uma oficina de flores de papel. As crianças confeccionam suas próprias flores para a montagem de um vasinho.

O material utilizado pode ser:

 PAPEL COLORIDO

COLA

TESOURA

PALITO DE CHURRASCO

ARGILA OU PEDACINHOS DE SABÃO

 POTINHOS DE DANONE

 

 

Para terminar, vamos distribuir bombons de caramelos!!!

 

Essa atividade você encontra também na página do Karamelada da qual tivemos o prazer de participar do desafio.

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

 Posts recentes

November 12, 2019

November 1, 2019

October 25, 2019

October 22, 2019

October 15, 2019

October 7, 2019

September 30, 2019

September 25, 2019

September 19, 2019

Please reload

© 2016 by Brincando e Contando

  • Black Twitter Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon