top of page

Um Cordel para Muitos Chapéus

O livro “Um Cordel para Muitos Chapéus” escrito por Mariane Bigio e ilustrado por Alessandra Cavalcanti da Editora Bagaço, traz a beleza da literatura de cordel para divertir a leitura das crianças. A autora é cordelista e suas obras abordam temas educativos e também divertidos levando este gênero literário até aos pequenos leitores de uma forma encantadora. Neste livro ela fala dos mais variados tipos de chapéu, com lindas ilustrações e em versos criativos. As atividades que serão propostas visam envolver as crianças com as características da literatura de cordel e estimula a criatividade.


"Estes versos divertidos

têm as rimas do cordel,

com chapéus bem coloridos

Traduzidos no papel.

Este livro é um presente

Pra quem gosta de brincar.

Feche os olhos e abra a mente,

Basta só imaginar.

Criando seu chapéu em cordel e em xilogravura

De forma envolvente, realizar a leitura do livro. A leitura pode ser contada ou cantada, demonstrando a musicalidade e explorando as rimas, pois são marcantes na literatura de cordel. Tem chapéu de todo jeito e também tem chapéu inventado. Depois da história, propor que as crianças inventem seu próprio chapéu para criar seu cordel. A imagem será feita partindo da ideia da xilogravura, uma técnica frequentemente usada para ilustrar os cordéis.

Vamos utilizar:

*Papel ofício (dobrar no meio e cortar na medida 14X21)

*Pratinho de isopor (sem a borda)

*Lápis

*Rolinho para pintura

*Tinta preta


No pratinho de isopor, fazer o desenho com lápis apertando um pouco.Passar a tinta com a ajuda do rolinho sobre o desenho, em seguida colocar o papel dobrado por cima, de modo que seja feita a capa. Tirar com cuidado. Não é recomendado escrever no isopor, pois as palavras sairão ao contrário após passar para o papel.


Rimas e barbantes


Tente criar rimas para o nome dos chapéus que as crianças inventaram. Dependendo da idade, elas devem criar suas rimas independentes. Escreva na parte de dentro e pendure-os em uma corda ou barbante. Realize uma exposição para que o trabalho delas possa ser apreciado.


Um chapéu para criar, pintar e registrar!


Criança com tinta, as cores da alegria pinta.


Amo a combinação de crianças com tinta. O prazer em criar, a liberdade para descobrir e a vontade de colorir serão os grandes motivadores dessa atividade. Vamos criar murais com os novos chapeús para brincar com as fotos usando cartolina, lápis, borracha, tinta e muita criatividade!

Maria Geovanna 9 anos:


O Chapéu Voador:

“Meu chapéu voador

É o preferido do meu avô

Viaja pelo céu

Soltando letras de meu cordel”

O Chapéu de Aranha

“Dei de presente para meu irmão

Um chapéu bem grandão

Era um chapéu de aranha

Guardo ele na minha varanda”




 Posts recentes
bottom of page