Como Nasce a Esperança? Aprendendo sobre otimismo


2017 já começou trazendo muitas histórias e leituras. E a melhor forma de começar o ano que promete trazer muitas mudanças é plantar em nossos corações a esperança de que tudo vai melhorar, basta confiar em nós mesmos e estarmos sempre otimistas e esperançosos. As crianças podem e devem aprender desde cedo a enfrentar situações que podem trazer desânimo. Afinal, as crianças que aprenderão sentimentos de otimismo, confiança e perseverança serão adultos prontos para encarar as situações adversas. O livro "Como Nasce a Esperança? Aprendendo sobre Otimismo" da escritora e psicoterapeuta Míriam Rodrigues da Editora Sinopsys 2016, aborda de uma maneira leve e ao mesmo tempo lúdica os sentimentos de esperança e otimismo. As ilustrações de Mauro Cézar Freitas, muito bem representadas e bem coloridas, atraem as crianças direcionando o olhar não só para a representação da história mas contribui para uma reflexão mais completa sobre o tema.

Uma garotinha chamada Nina percebe que as coisas nem sempre saem do jeito que ela deseja e que algumas situações a fazem desistir. O que a deixa com muitos pensamentos ruins sobre si mesma. Preocupada, contou para sua avó tudo que lhe afligia naquele momento. A partir de uma boa conversa e de uma surpreendente história de superação que sua avó lhe conta, Nina descobre que a vida é feita de momentos bons e momentos difíceis e que é preciso ter paciência para que as coisas possam mudar.


Além do estilo explicativo de seu tema central, esperança e otimismo, podem ser explorados também temas como afetividade familiar, diálogo, amizade e solidariedade.



O livro é uma excelente forma de reforçar a importância do diálogo com a família e fazer a criança acreditar que os problemas podem ser resolvidos partindo de uma boa conversa. Uma educação baseada no diálogo é a melhor forma de demonstrar que você tem paciência para ouvir seu filho e um modo de estimular a confiança que ele terá em você.


O livro traz ainda atividades que a criança pode expressar seus sentimentos e pensar sobre eles. A atividade proposta inicialmente visa saber o grau de conhecimento que a criança tem sobre o sentimento de esperança representando em desenhos, pinturas ou colegam. Uma forma de sondagem que pode ser realizada antes da leitura.



A mesma proposta de atividade aparece no final do livro, uma maneira de se fazer um comparativo entre os conhecimentos prévios da criança e os conhecimentos que ela adquiriu após a leitura. Ótimo para perceber o quanto a história pode ter influenciado na opinião ou ter reforçado o que ela já sabia.


 Posts recentes

© 2016 by Brincando e Contando

  • Black Twitter Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon