As Rimas Da Joaninha


Rimas são sempre um desafio divertido para as crianças. Ela torna a leitura atraente e convidativa. Uma boa leitura com rimas faz com que a criança deseje brincar com a história e também com as palavras. As Rimas Da Joaninha é um livro escrito por Lu Barduco, ilustrado por Flávio Claudiano da Editora Tagarela. A princípio, o livro encanta pela riqueza dos detalhes nas ilustrações. Um lindo cenário que nos transporta ao fascinante mundo das coisas pequeninas. Ao iniciar a leitura é impossível não sentir a curiosidade e a emoção de uma boa história que se passa no jardim com seus bichinhos miúdos.



Uma Joaninha vaidosa sempre impecável, perde uma de suas pintinhas e conta com a ajuda de seus amigos para encontrar. Dona Borboleta, Senhor Caracol, o Mosquito, Dona Centopeia, Dona Formiga e também sua amiga Baratinha saem a procura para ajudar sua amiga Joaninha, que de tão preocupada ficou tristinha. Mas o que na realidade eles vão encontrar? Será que alguém encontra a pintinha da Joaninha?

Um livro muito envolvente que reforça nas crianças a importância da amizade, da solidadriedade e da gratidão. Seu diálogo com o leitor é conduzido por uma deliciosa musicalidade que as rimas nos proporcionam e fecha a história interagindo de forma que o mesmo se sinta parte dela e também um amigo da tão vaidosa Joaninha.


Qual o adulto e qual a criança que de tanto procurar algo, encontra uma coisa diferente? Deixo aqui minha dica na história rs...


Brincando com A Joaninha


Também vamos ajudar a Joaninha a encontrar sua pintinha. A brincadeira é espalhar diversas pintinhas vermelhas pelos cômodos da casa dando pistas de onde pode estar a pintinha que ela tanto procura, a pintinha preta.

Utilizamos:

Papel colorido

Tesoura

Caneta

Recortar vários círculos vermelhos e um preto. Em cada círculo vermelho escrever uma pista para a próxima pintinha que a criança deve encontrar. Brincar com as rimas nas pistas vai aguçar a curiosidade da criança.

1. Vamos ajudar a Joaninha a encontrar sua pintinha. Vá até a cozinha e procure em um objeto que rima com GELADEIRA

2. Agora vá até o quarto e encontre a pintinha que está no meio de coisas que rimam com a palavra SOPA

3. Você está quase lá! Vá até o banheiro, acho que você vai encontrar no objeto que rima com a palavra AQUÁRIO

4. No lugar onde recebemos visitas você vai encontrar. O melhor lugar da casa é na...

5. Quase encontrando! No jardim tem uma pintinha, não sei qual é sua cor. Mas dizem que ela é vermelha assim como a cor do ...

6. Oba! Agora dê seis passos para trás e veja o que irá encontrar!

7.Você encontrou a pintinha perdida! Que recado você daria para a Joaninha?

Agora lembre-se, as palavras você vai ter que rimar!

Ajuste suas dicas de pista aos locais que você deseja esconder.Toda criança gosta de mistério, então certamente ela vai adorar brincar de caça à pintinha.


Colagem de pintinhas


O pequenino leitor também vai brincar! Depois da leitura, fizemos uma linda joaninha com papel colorido e com pinguinhos de cola a criança vai colando as pintinhas que estão faltando. Quando a atividade é contextualizada com a história, todo trabalho realizado é feito de forma prazerosa e significante. Aqui trabalhamos a coordenação motora fina e o reconhecimento de ter ajudado a Joaninha veio logo em seguida.


As Rimas Da Joaninha é um livro para nutrir a infância com as maravilhas que a leitura proporciona. Vamos ajudar a Joaninha a encontrar a sua pintinha?



 Posts recentes

© 2016 by Brincando e Contando

  • Black Twitter Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon