Um Garoto Especial


De amor e sensibilidade as crianças entendem bem. Além do amor à profissão, professores também se apaixonam pelo ser criança e por tudo o que as deixam felizes. É dessa forma que o livro Um Garoto Especial de Alda Teixeira, Editora Edificantes ano 2015 ,aborda o tema inclusão buscando na compreensão e na amizade soluções para que nenhuma criança se sinta excluída ou impossibilitada de brincar, aprender e se desenvolver de forma feliz.


Xande é uma criança que gosta de manter sua rotina desde a chegada na escola até nos momentos de brincar com seus brinquedos. Gosta de brincar sozinho e prefere não participar da acolhida no pátio. Para Xande todas as meninas têm um mesmo nome, o que acontece também com os meninos.



Seus amigos sabem que ele precisa de um pouco mais de atenção da professora e ajudam o amigo sempre com muito amor. Tati, a professora, descobre uma forma para que Xande aprenda o nome de todos os colegas e participe da acolhida no pátio. Afinal, todas as crianças precisam estar juntas nesse momento, pois juntos eles são muito mais que amigos, formam uma família.


A maneira suave que o Transtorno do Espectro Autista - TEA é abordado no livro leva o leitor a buscar a compreensão e a respeitar as diferentes maneiras e comportamentos da criança, com suas particularidades e seus traços, sem que seja necessário narrar ou elucidar detalhes sobre esse distúrbio neurológico. O que atrai a atenção para a criança em sua essência, sem expor suas características ou sintomas. Xande representa a criança que precisa receber um olhar diferente, a criança que precisa de amigos, a criança que precisa ser acolhida, a criança que precisa brincar e a criança que precisa ser estimulada. Um livro para ser lido por professores, alunos e que explica aos pais o quanto a escola é um lugar em que a aprendizagem vai muito além das paredes da sala de aula.



Apaixonada por esse garoto...







 Posts recentes

© 2016 by Brincando e Contando

  • Black Twitter Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon