top of page

Como ele foi parar aí dentro?


Como ele foi parar aí dentro? Um livro escrito por Ilan Brenman, ilustrado por Vanessa Prezoto e editado pela Aletria em 2013. Rafaela é uma garotinha muito observadora e curiosa. Em um passeio à fazenda, descobre que a vaca estava grávida e mais gorda do que nunca. Não demorou muito para ela querer saber como o bezerrinho foi parar lá dentro. E sua curiosidade só aumentou quando também viu que a girafa Maricota também estava esperando um filhotinho. Seus pais pensaram e encontraram as melhores respostas para Rafaela. Será mesmo? E quando Tia Olga surge com seu barrigão? Que explicações Rafaela irá encontrar?





A pergunta que traz o nome do livro talvez seja uma indagação feita por todas as crianças que buscam "entender" o mundo que as rodeia e que tentam fazer uma correspondência com a realidade em que vivem. Crianças são curiosas por natureza, buscam repostas a todo momento, o que as vezes podem deixar os adultos na tão famosa situação da "saia justa".


Uma obra tão contemporânea que reflete a maneira como as crianças estão cada vez mais atentas a todos os fatos. Toda criança tem a capacidade de responder seus próprios questionamentos a partir de suas próprias conclusões e percepções, sejam através de suas lógicas de raciocínio ou de sua imaginação. Quando as crianças pedem ajuda aos adultos é porque elas já estão precisando de explicações mais concisas para que possam dar base para suas explicações. Dialogar com as crianças é sempre muito importante, pois nutre um sentimento de confiança, credibilidade e verdade. Um diálogo baseado sempre no respeito à sua idade, à sua fase de desenvolvimento, ao seu tipo de linguagem e aos seus conhecimentos prévios, devem acrescentar prazer em descobrir e nunca uma "decepção" em desconstruir tudo o que ela já possa saber.

Com ilustrações lindas e também bastante curiosas, essa narrativa convida os pais a se aproximarem das perguntas de seus filhos percebendo seus anseios e busca de respostas sem perder o sonho e a fantasia.





 Posts recentes
bottom of page