No Céu
Recentemente passamos por um momento triste, a perda de nosso cãozinho que nos acompanhou por doze anos. E diante da saudade de nosso amiguinho fomos buscar conforto também nos livros. Nos livros podemos fazer uma leitura despretensiosa, descometida de regras, uma leitura por deleitamento e também encontrar em suas páginas algumas respostas que vez outra precisamos para continuar seguindo. O livro "No Céu" de Nicholas Allan publicado pela Martins Fontes Editora versa sobre a dificuldade de entender aquele momento quando percebemos que nosso animalzinho precisa partir.
Lily é uma garotinha muito curiosa, e quando percebe que seu cachorrinho Dill já está de malas prontas para partir fica bastante curiosa e o questiona sobre os motivos de sua ida. Até o momento que Lily pede para ele ficar só mais alguns minutinhos e nesse tempinho a mais eles irão perceber que nem sempre suas vontades eram as mesmas, mas que independente disso se gostavam muito. Até que chega o momento de Dill a deixar e Lily percebe o quanto seu amigo faz falta e pensa que as coisas nunca mais serão as mesmas. Mas ela nunca esqueceu de tudo o que Dill gostava e de como ele descreveu como seria o céu para ele. Até que algo especial aconteceu em sua vida e ela consegue fazer aqui na terra o que Dill deixou de ensinamento.
Dill não pode se atrasar mas Lily quer brincar...
Dill pode ficar só mais dez minutinhos...
Está na hora...
a despedida...
O livro trata de uma tema delicado e essa delicadeza podemos encontrar desde sua narrativa simples até as ilustrações que conseguem expressar os momentos mais marcantes do livro. O que me deixou muito encantada foi a forma como as ilustrações no momento de despedida e partida perdem a linguagem escrita e deixam que as imagens despertem no leitor suas interpretações e suas próprias leituras permitindo que os sentimentos venham à tona preparando a vinda de um desfecho muito bonito e confortante. O livro sem dúvidas nos traz mensagens belíssimas.
Dedicamos ao nosso amiguinho Lup