Siara Descobre a África Gráfica

November 19, 2017

  

 

   Sabe quando a leitura te leva para lugares distantes explorando novos mundos, novas culturas e te levando a conhecer novas pessoas? Foi exatamente isso que fizemos. Para onde fomos? África. O que conhecemos? A cultura da tribo Ndebele, as tradições, a arte. Tudo isso sem sair do lugar. Apreciando a leitura, voando em pensamento, aguçando a curiosidade, investigamos toda beleza que existe na terra em que o oceano nos separa. A obra Siara Descobre a África gráfica escrita por Edna Ande e Sueli Lemos, ilustrada por Loly e Bernadilla da Editora Edebê, nos ganha pelo encantamento desde o projeto gráfico até suas últimas páginas, quando permite aos leitores registrarem suas descobertas ( nas últimas páginas há um espaço para criar desenhos). 

     Quando Siara acorda em um dia frio, daqueles que não dá vontade de fazer nada, ela não imaginava quanta coisa ela descobriria com a ajuda de sua mãe. O significado de seu nome e até uma linda boneca feita  em sua homenagem saíram de um baú. 

 

     Na tribo Ndebele em que sua mãe nasceu, as mulheres tem uma tradição de fazer bonequinhas e colocar o nome de suas futuras filhas, Siara fica muito orgulhosa.

 

    Siara ainda descobre muitas riquezas.Os colares de metal e as argolas também têm um significado. Mãe e filha se divertem e encontram um universo de cores  de formas. Além disso, Siara conhece a história de uma grande mulher que levou sua arte para todo o mundo. Esther Mahlangu.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  O livro é espetacular! As ilustrações misturam os traços de pintura com a colagem digital, o que permite que a realidade se aproxime ainda mais do leitor. A importância da valorização cultural, a diferença entre os países, a alegria de conhecer nossa própria história e a história do outro nos é imprescindível para a construção de nossa identidade. A literatura nos aguça a curiosidade, e a partir delas tomamos consciência de um mundo possível, além do mundo real que vivemos. E foi assim que depois do nosso momento de degustação literária corremos para buscar outras fontes que nos acrescentasse ainda mais  saberes.

 

Conheça mais sobre a cultura da tribo Ndebele e a artista Esther Mahlangu.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

 Posts recentes

May 18, 2020

May 8, 2020

April 17, 2020

March 24, 2020

March 14, 2020

March 3, 2020

Please reload

© 2016 by Brincando e Contando

  • Black Twitter Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon