DUDU E A CAIXA

January 27, 2018

 

 

    Qual a criança que nunca se encantou mais com a caixa do presente do que com o próprio presente? E qual a mãe que já deu aquele super brinquedo e seu filho simplesmente só brincou com a caixa? Muitas. Talvez essas situações sejam bem familiares para quem conviva com crianças e  até se divirta com essas coisas da infância. Também podemos ter gravado em nossa memória aquela caixa que nos deu tanta alegria quando pequenos. No livro  "Dudu e a Caixa" de Stela Greco Loducca da editora Companhia das Letrinhas, podemos entender o quanto a imaginação e a criatividade das crianças não tem limites. Com ilustrações  perfeitas de Jean-Claude R. Alphen que representam muito bem esse universo infantil, embarcamos nas aventuras de Dudu e seu poder de viver aventuras com a imaginação.

Dudu um dia teve uma grande surpresa, a entrega de uma encomenda. Ele pouco se importou com o que tinha dentro, ele queria mesmo era a caixa.

 

E por entre exploração de mares, esconderijos, tapetes mágicos e cabanas, Dudu brincava incansavelmente com a super caixa que um dia ficou bem velhinha e teve que ir para a reciclagem.

 

 

 

Mas na manhã seguinte a campainha tocou e Dudu teve outra surpresa. Era outra encomenda, será que era outra caixa?

Essa aventura eu deixo para vocês descobrirem!

A leitura do livro me fez voltar aos meus tempo de crianças e reafirmou o Dudu que ainda existe em mim. O olhar da criança consegue ver coisas antes nunca vistas e consegue enxergar na simplicidade o que há de mais importante. Em meio a tanta tecnologia o resgate ao modo descomplicado e lúdico da criança viver é recordado pelo modo que Dudu se apaixona por sua caixa e o quanto ele não se importa com o valor do objeto que ela carrega mas o que ela significa para ele. Dudu representa a criança em seu sentido único, em sua essência e beleza e reafirma que para uma criança ser feliz basta deixá-la ser livre para viver sua aventuras, mesmo que seja com uma caixa de papelão.

Um resgate preciso sobre as brincadeiras que partem do imaginário infantil e das oferta de possibilidades que devemos oferecer à nossas crianças. Por aqui, nada vai para a reciclagem sem antes passar por grandes aventuras. Ao final  o livro traz uma série de sugestões sobre criar e imaginar!

Para recordar... nosso robô!

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

 Posts recentes

November 12, 2019

November 1, 2019

October 25, 2019

October 22, 2019

October 15, 2019

October 7, 2019

September 30, 2019

September 25, 2019

September 19, 2019

September 6, 2019

Please reload

© 2016 by Brincando e Contando

  • Black Twitter Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon