top of page

DUDU E A CAIXA


Qual a criança que nunca se encantou mais com a caixa do presente do que com o próprio presente? E qual a mãe que já deu aquele super brinquedo e seu filho simplesmente só brincou com a caixa? Muitas. Talvez essas situações sejam bem familiares para quem conviva com crianças e até se divirta com essas coisas da infância. Também podemos ter gravado em nossa memória aquela caixa que nos deu tanta alegria quando pequenos. No livro "Dudu e a Caixa" de Stela Greco Loducca da editora Companhia das Letrinhas, podemos entender o quanto a imaginação e a criatividade das crianças não tem limites. Com ilustrações perfeitas de Jean-Claude R. Alphen que representam muito bem esse universo infantil, embarcamos nas aventuras de Dudu e seu poder de viver aventuras com a imaginação.

Dudu um dia teve uma grande surpresa, a entrega de uma encomenda. Ele pouco se importou com o que tinha dentro, ele queria mesmo era a caixa.

E por entre exploração de mares, esconderijos, tapetes mágicos e cabanas, Dudu brincava incansavelmente com a super caixa que um dia ficou bem velhinha e teve que ir para a reciclagem.

Mas na manhã seguinte a campainha tocou e Dudu teve outra surpresa. Era outra encomenda, será que era outra caixa?

Essa aventura eu deixo para vocês descobrirem!

A leitura do livro me fez voltar aos meus tempo de crianças e reafirmou o Dudu que ainda existe em mim. O olhar da criança consegue ver coisas antes nunca vistas e consegue enxergar na simplicidade o que há de mais importante. Em meio a tanta tecnologia o resgate ao modo descomplicado e lúdico da criança viver é recordado pelo modo que Dudu se apaixona por sua caixa e o quanto ele não se importa com o valor do objeto que ela carrega mas o que ela significa para ele. Dudu representa a criança em seu sentido único, em sua essência e beleza e reafirma que para uma criança ser feliz basta deixá-la ser livre para viver sua aventuras, mesmo que seja com uma caixa de papelão.

Um resgate preciso sobre as brincadeiras que partem do imaginário infantil e das oferta de possibilidades que devemos oferecer à nossas crianças. Por aqui, nada vai para a reciclagem sem antes passar por grandes aventuras. Ao final o livro traz uma série de sugestões sobre criar e imaginar!

Para recordar... nosso robô!



 Posts recentes
bottom of page