top of page

Um gole, uma palavra



Alexandre Guimarães compartilha uma história de sua família que, segundo sua avó o copo de alumínio pertencia a um sobrinho sonhador que virou escritor. Inspirado por essa memória familiar, o autor nos presenteia com essa belíssima narrativa ilustrada por Simone Matias. Editado pela FTD, "Um gole, uma palavra" nos transporta para o universo curioso das bibliotecas e seus fascínios.

Os meninos João Miguel e José Expedito são dois irmãos que sempre visitavam seus avós nos fins de semana. Gostavam de brincar de explorar a biblioteca e descobrir mistérios guardados entre os livros.



Quando Ditinho ( José Expedito) encontra um grande tesouro, uma maleta marrom com um copo dentro, um óculos e um cartão, não maginaria que ele e seu irmãos fossem viajar no meio de palavras desconhecidas e que deixariam seus avós super preocupados com toda aquela algazarra e falatório de palavras estranhas.

O motivo de tanto fala fala? Os meninos, curiosos que eram, tomaram água no copo que acharam na maleta marrom e se tornaram caso para o médico doutor Ronaldo. O que será que aconteceu com os meninos? Será que o doutor conseguiu resolver? Qual o mistério daquele copo encontrado?

Um livro para matar a sede de leitura. O sobrinho escritor, famoso e poliglota a quem pertencia o copo é o nosso sonhador Guimarães Rosa. Além de sonhar nas palavras, as imagens nos transportam para dentro do livro e nos sentimos de fato como se estivéssemos naquela casa, com aqueles avós. As ilustrações são magníficas! Seria tão bom que toda criança tomasse um pouquinho da água da sabedoria no copo de alguém que pudesse deixar grandes ensinamentos, leituras e sonhos. Você pode ser um grande exemplo. Quando começar? Agora.


 Posts recentes
bottom of page