Os Três Porquinhos - ContoImagem de Rosinha
O encantos da história de um livro já começam a ser contados na sua capa e quando a capa vem com imagens em cores vibrantes e traços divertidos é inquestionável a curiosidade do leitor e o prazer que irá sentir ao adentrar em suas páginas. A autora e ilustradora Rosinha brinca com a leitura de imagens em uma trilogia que reúne alguns dos contos de fadas que sempre serão os preferidos entre as crianças. João e Maria, Chapeuzinho Vermelho e Os Três Porquinhos são os escolhidos por Rosinha para fazer dos pequenos leitores verdadeiros contadores de histórias. Editados pela Callis no ano de 2015, a coleção ContoImagem também traz ao final de cada livro uma narrativa em texto com adaptações da autora. Como tenho um fã incontestável da história dos três porquinhos, não poderia ser outro o escolhido.
Nas cores roxa, laranja e verde que predominam em toda a narrativa, encontramos traços em preto com cenários que se alternam entre as cores marcantes e o branco.
O tom vibrante das cores tendem a acompanhar o leitor na certeza de um enredo que envolve perseguição e medo mas que garantem o tom divertido do conto.
Os livros ilustrados são os grandes facilitadores da imaginação. Possibilita que a história possa percorrer por caminhos diferentes a cada vez que é interpretada, expandindo assim a autonomia do leitor sobre o texto. Para as crianças as imagens são muito significativas e seu olhar para elas são mais que companheiras de um texto. Uma maneira deslumbrante de preservar a tradição dos contos de fadas recontados por aqueles que mais conseguem captar a essência das imagens, as crianças.
Os Três Porquinhos - Ilustrado por Rosinha e narrado por Miguel (4 anos)
Obs: "Cartiço" foi a palavra que ele encontrou para nomear abacaxi. Autonomia do leitor rs...