Coisas de Mãe

January 20, 2019

 

 

Nada mais amoroso, sincero e marcante do que o amor de mãe e suas ações calorosas. As coisas que as mães fazem são sempre as mais doces e as mais inesquecíveis. Sílvia Alves nos agraciou com um livro sobre canções e histórias que mexem com a memória e nos fazem sentir acolhidos, como se estivéssemos no colo de uma mãe. "Coisas de Mãe" é ilustrado por João Caetano e suas imagens parecem nos levar ao íntimo do que passa no coração materno, semeando grandes emoções. Publicado pela Paulinas Editora a narrativa é envolvente e vai ganhar o coração dos leitores.

Em uma aldeia pequenina, havia uma antiga casa em que uma menina adormecia todos os dias no colo de sua mãe, embalada por uma canção. Seu pai partira em um comboio para trabalhar muito longe, deixando saudades.

 

A mãe lhe contava histórias que inventava e reinventava dando a elas novos finais e encantando sua filha. A formiga e a cigarra era sua história favorita.

Algumas histórias não eram inventadas e haviam lobos que realmente comiam as ovelhas.

 

Mas a menina irá para a escola e não poderá mais adormecer no início da tarde nos braços da mãe. Ela acha que não caberá todos os números e letras em sua cabeça e que tudo irá atropelar-se. Sua mãe é sábia e sabe que todas as coisas precisam de tempo.

 

 

O livro é poético em quase todas as suas partes. Desde o cantar e contar histórias até os ensinamentos que sutilmente a mãe deixa para a filha. A canção que acompanha toda a narrativa faz menção à memória que a menina tem de todas as vezes que sua mãe a embalava ou ensinava coisas da vida. O amor de mãe faz o impossível acontecer e até um desenho de cheiro aparece em um papel. Na leitura algumas vezes me coloquei na situação de filha mas na maioria delas me encontrei como mãe. Mães sempre protegem seus filhos de lobos maus e sempre os perseguem em seus sonhos, acordadas cantando para aliviar seus corações. Mesmo depois que seus filhos decidam ir buscar novas experiências. Cada mãe pode encontrar um pouco de si nesse enredo e muito do seu amor em suas coisas de mãe.

 

 

 

 

 

 

 

 

-

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

 Posts recentes

March 24, 2020

March 14, 2020

March 3, 2020

February 7, 2020

January 31, 2020

January 20, 2020

January 7, 2020

Please reload

© 2016 by Brincando e Contando

  • Black Twitter Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon