top of page

Não Vou Dormir


As crianças aproveitam seu dia o máximo que podem. Seria talvez essa a grande lição que ela nos passam, aproveitar cada segundo, seja de dia ou seja de noite. E a noite chegando vem a vontade de ficar acordado mesmo que a cama esteja fofinha. As crianças a noite "lutam" contra o sono. "Não vou dormir" é uma narrativa lúdica, real, para todas as infâncias e para todas as mamães que diariamente vivem o conflito de seus filhos com a hora de dormir. Escrito por Christiane Gribel, ilustrado por Orlando e publicado pela Global Editora este livro vai divertir e aproximar. Só não sei se o soninho vai chegar com ele ou se a vontade de ler muitas vezes vai ganhar o espaço.

É chegada a hora de dormir e a menininha parece não se agradar muito.

Já escovou seus dentes e mesmo que esteja na cama ela vai ficar bem acordada.

Sua mãe mandou ir para cama, mas o sono parece que não quer acompanhá-la.

E ela fica lá, sentadinha na sua cama. Sem sono, sem sono... com sono.

Livro que une a leitura textual com a leitura de imagem. Perfeito! Essa possibilidade de iniciar a história lendo as palavras e terminar lendo as imagens ganha espaço na curiosidade e criatividade das crianças. Me pequei refletindo sobre os motivos que levariam as crianças a não gostarem desse momento e me deparei talvez com a solidão que elas podem relacionar com a hora do soninho. A mamãe só pede para ir para o quarto dormir e não torna esse momento um tantinho especial. Um beijinho de boa noite, uma história para ser lida, um musiquinha para cantar. Quem sabe com um aconchego a mais a horinha de dormir se torne mais agradável e serena.

Muito interessante as imagens que mostram o campo de visão da menina que com o peso de seus olhos mostram a vontade de dormir, ou não, da menina.

Livro lido inúmeras vezes em apenas uma noite. Tem menino aqui que dorme tarde, mas na hora de dormir é uma festa pois tem momento mágico...



 Posts recentes
bottom of page