Valentina


O que transforma uma menina em princesa? Onde as princesas vivem e o que elas desejam? As princesas existem em todos os lugares, nos mais variados tipos de castelos e enfrentam dragões perigosos. "Valentina" é uma princesa real, título do livro escrito por Márcio Vassallo e seu enredo traz uma visão ampla sobre nossa sociedade, sobre sonhos, sobre o que é ter um pai rei e uma mãe rainha em um castelo que fica tão alto e tão longe. Com ilustrações de Suppa que são verdadeiras riquezas de imagens que trazem a alegria que as crianças procuram nos livros infantis e publicado pela Editora Global, a leitura traz uma percepção graciosa sobre ser princesa na vida real.

Valentina morava em um castelo, na beira do longe, lá depois do bem alto. Seu pai e sua mãe, o rei e a rainha, subiam e desciam lá do castelo todos os dias. Mas quando os dragões cuspiam fogo e barulho eles sempre estavam presentes para proteger a princesa Valentina.


Valentina que tinha as orelhas de abano para escutar cochicho e pernas compridas para pular pensamento, sentia-se curiosa para conhecer o "Tudo" que todos diziam ser longe dali.


E conheceu. Acompanhada por seus pais, descobriu o que as outras meninas gostavam e isso a deixou ainda mais orgulhosa e feliz do lugar onde morava e da princesa que era.

O autor foi extremamente delicado e agradável ao utilizar metáforas para contar a história da princesa Valentina. Menina do Rio de janeiro, que mora lá no alto, que tem pais que saem para o trabalho todos dias e que sabem sossegar o coração da menina quando o som do perigo aparece. Lá no alto dos morros existem tantas e tantas princesas que fogem aos padrões impostos pela sociedade e que não deixam de ser as princesas especiais e lindas que são. A narrativa traz o tom crítico social que só é revelada no final do livro, o que prova que os contos de fadas são mais reais do que parecem. Uma consciência crítica que através da beleza e importância da literatura infantil leva a um reconhecimento de que todos nós podemos nos sentir reis, rainhas, príncipes e princesas do lugar que vivemos, da maneira que somos e nos encontramos.





 Posts recentes

© 2016 by Brincando e Contando

  • Black Twitter Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon