top of page

O Caminho do Pintor



Lápis de cor, de cera, giz, caneta ou tinta. O que estiver ao alcance da criança será seu instrumento para que ela se transfira para onde quiser ou para que ela se sinta um grande artista. Desenhar, rabiscar e pintar é sem dúvida para a criança um momento de exteriorizar seus sonhos e suas realidades. No livro "O Caminho do Pintor " do escritor Celso Gutfreiind, ilustrado por Manoel Veiga e publicado pela Editora Projeto conhecemos a história de um menino pintor que tem o verde como sua cor predileta. Pinta paredes e faz desenhos maravilhosos. Mas se pedem para pintar de roxo, fica logo roxo de raiva! Azul se pediam azul, vermelho se pediam vermelho, amarelo se amarelo. Nem sempre era roxo. Sua saudade era de ele mesmo pedir.

E atendendo ao seu desejo se transformou em pintor de quadros. Pinturas foram nascendo, histórias foram surgindo e do quadros, seus desenhos faziam a alegria das crianças. Até pipoca elas pediam.


Ao ler esse livro com Miguel me senti muito feliz por sempre valorizar seus desenhos e suas pinturas. Sejam elas mensagens de carinho traduzidas em traços, às vezes não muito definidos no papel, ou os vários painéis que fazia na parede ( sim, sempre deixei...a infância passa rápido e a parede pinta depois!). No enredo também podemos compreender o quanto é importante estimular e apreciar a arte, pois apesar dela ter inúmeras possibilidades de leitura é sempre a visão do leitor dialogando com as pessoas. Muito interessante a forma que o autor apresenta o crescimento de um grande artista, a partir da imaginação de quando se é ainda apenas uma criança. Então, deixa pintar, das cores que ela quiser e onde sua imaginação pedir!

Assim pode começar o caminho de um grande pintor!



 Posts recentes
bottom of page