top of page

Quicão


A rotina de um cachorro que um dia chegou faminto e muito pequeno mas que logo se tornou o mascote da família. Quando filhote, ganhou logo um nome normal e criativo. Mas com o seu rápido crescimento passou logo para o aumentativo. A história do pequeno cão que era Quico e virou Quicão. Escrito e ilustrado por Mario Bag, publicado pela Editora Paulinas.

Logo cedo, Quicão e Alex vão passear. Quicão adora, mas leva o sono para lhe acompanhar. O que ele gosta mesmo é de apreciar "televisão de cachorro" que são as famosas assadeiras de frango.


Quicão não gosta muito de ração, mas sabe muito bem o quando deve agradecer. Pois logo se lembra de seus amigos que vivem nas ruas e que não tem o que comer.

Pipoqueiro faz barulho, a vizinha tagarela e o carteiro que sempre chega trazendo aquele presente que ele tanto se alegra. Gosta de criança, mas não gosta de virar boneca.


Quando a noite chega, Quicão faz bastante coisa e fica muito atento. Quicão vai dormir pois sabe que no outro dia, um belo dia vai surgir.

O livro logo atrai pelas imagens alegres e coloridas,como toda criança gosta. Cada momento do dia de Quicão é muito bem representado pelo jogo de cores e pelos movimentos das personagens que o autor ,que também é o ilustrador, soube produzir com todo cuidado.

O texto é rimado e deixa a leitura ainda mais interessante para os pequenos. Impossível que os leitores não se sintam à vontade ao virar as páginas do livro. A temática é muito atrativa e relevante, pois trazer a história de um cãozinho contada sob seu ponto de vista torna o olhar da criança ainda mais sensível para o amor com os animais. Amor esse que é tão urgente nos dias de hoje. Sutilmente a questão da adoção de animais pode ser encontrada no texto. Outro ponto muito positivo que favorece a apreciação por essa prática. Concluo recomendando a leitura com as crianças. Adorei compartilhar o livro com minha família.

E para mediar a leitura, vamos de desenho do Quicão que cresce bem rápido.



 Posts recentes
bottom of page