top of page

É um Livro


"É um Livro", escrito e ilustrado por Lane Smith, publicado pela Companhia das Letrinhas. Será que um dia as pessoas não saberão mais o que é um livro? Será que não mais desejarão aventurar-se em suas páginas? Bem, não acredito nessa hipótese, mas confesso ter receio de que as crianças não sejam mais apresentadas a esse verdadeiro tesouro da humanidade.

Neste livro que faz tanto sucesso, temos um macaco, um rato, um burro e um livro. O macaco é um leitor, o burro só conhece a velocidade e as coisas prontas da internet. Um encontro e muitas dúvidas.


O burro não sabe o que é um livro. Envia mensagem? Precisa de log in? Precisa de senha? Passa vídeo? Xiii, ele não sabe mesmo o que é um livro. Mas o macaco vai apresentar a ele o que tem dentro. Aceitando a descoberta, o burro só não imaginava o que lhe iria acontecer depois.


A princípio o livro diverte ao mesmo tempo que percebemos a mensagem que ele quer nos transmitir. E faz isso de uma forma muito criativa. Depois, com um olhar mais profundo, entendemos suas metáforas. Onde está o mouse do macaco? Na cabeça é claro! É ele quem direciona o que queremos ver e as imagens que desejamos enxergar. Não é a toa que o macaco é considerado um ser tão desenvolvido e inteligente né? E quem foi que disse que o burro é um animal que não sabe das coisas? Ele é curioso e aprende fácil

Não condeno o uso da internet e de seus veículos de transmissão, afinal não estaríamos tão conectados como agora. Apoio o uso equilibrado para as crianças. Mas acredito no poder de ofertar livros para elas, de vivenciar momentos de leitura para os filhos e com os filhos. Plantar a semente da leitura no solo fértil que tem a imaginação e a curiosidade na infância. Não, os livros nunca serão esquecidos por aqueles que um dia experimentaram de seu doce e inesquecível sabor.


 Posts recentes
bottom of page