CHORAR É PRECISO?

July 17, 2020

Chorar é Preciso? Um livro de Tatiana Belinky, ilustrações de Graça Lima e publicado pela Editora Paulus.
Lenita cresceu ouvindo histórias que seu pai contava e lia. Seu pai era o mais bonito e melhor do mundo. Ele inventou uma maneira que Lenita não chorasse por qualquer motivo. Não por mal, talvez por querer ensiná-la a crescer forte. Mas, chorar é preciso? Ela encontrou nos livros a oportunidade de viver as histórias mais tristes que a faziam chorar e chorava...

 


Lenita descobriu o mundo da leitura, e depois desse dia, ler era uma troca. Lenita lia os livros e os livros também liam Lenita.
Quando o corpo quer falar o que a alma não sabe explicar, é preciso chorar. Nas lágrimas o corpo encontra a forma de traduzir o que sentimos. O choro traduz a alegria, o choro traduz a tristeza, traduz o medo e a felicidade de um momento. O choro não pode ser recolhido e quando isso acontece só precisamos de um amigo que nos entenda e que esteja sempre por perto para nos permitir a sensação de conforto em expressar o que sentimos e, chorar. O amigo que sempre pode estar próximo para nos compreender é o livro. Nos livros podemos projetar nossos anseios, nossa curiosidade e também podemos nos encontrar em suas entrelinhas, conhecendo um mundo que nos possibilita ser quem somos ou quem desejaríamos ser. Um livro não recolhe nossos sentimos, ele dissipa-os.

 

 
Um livro cheio de caminhos a percorrer. Família, afeto, alfabetização, palavras, sentimentos...
Depois de sentir cada pedacinho da leitura me peguei pensando em quantas vezes as crianças recolhem seu choro porque alguém disse a elas que deveriam ser "fortes". Isso tem um peso enorme na formação e entendimento de si mesmas. Pensar em transformar o discurso é importante, as palavras têm o poder de penetrar em nosso interior e chorar não é sinônimo de fraqueza pois é um momento necessário para exteriorizar o que sentimentos e depois dessa situação, poderemos seguir em frente.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

 Posts recentes

August 14, 2020

August 1, 2020

July 28, 2020

July 27, 2020

July 17, 2020

May 18, 2020

May 8, 2020

April 17, 2020

Please reload

© 2016 by Brincando e Contando

  • Black Twitter Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon