top of page

CHORAR É PRECISO?


Chorar é Preciso? Um livro de Tatiana Belinky, ilustrações de Graça Lima e publicado pela Editora Paulus. Lenita cresceu ouvindo histórias que seu pai contava e lia. Seu pai era o mais bonito e melhor do mundo. Ele inventou uma maneira que Lenita não chorasse por qualquer motivo. Não por mal, talvez por querer ensiná-la a crescer forte. Mas, chorar é preciso? Ela encontrou nos livros a oportunidade de viver as histórias mais tristes que a faziam chorar e chorava...

Lenita descobriu o mundo da leitura, e depois desse dia, ler era uma troca. Lenita lia os livros e os livros também liam Lenita. Quando o corpo quer falar o que a alma não sabe explicar, é preciso chorar. Nas lágrimas o corpo encontra a forma de traduzir o que sentimos. O choro traduz a alegria, o choro traduz a tristeza, traduz o medo e a felicidade de um momento. O choro não pode ser recolhido e quando isso acontece só precisamos de um amigo que nos entenda e que esteja sempre por perto para nos permitir a sensação de conforto em expressar o que sentimos e, chorar. O amigo que sempre pode estar próximo para nos compreender é o livro. Nos livros podemos projetar nossos anseios, nossa curiosidade e também podemos nos encontrar em suas entrelinhas, conhecendo um mundo que nos possibilita ser quem somos ou quem desejaríamos ser. Um livro não recolhe nossos sentimos, ele dissipa-os.

Um livro cheio de caminhos a percorrer. Família, afeto, alfabetização, palavras, sentimentos... Depois de sentir cada pedacinho da leitura me peguei pensando em quantas vezes as crianças recolhem seu choro porque alguém disse a elas que deveriam ser "fortes". Isso tem um peso enorme na formação e entendimento de si mesmas. Pensar em transformar o discurso é importante, as palavras têm o poder de penetrar em nosso interior e chorar não é sinônimo de fraqueza pois é um momento necessário para exteriorizar o que sentimentos e depois dessa situação, poderemos seguir em frente.

 Posts recentes
bottom of page