Segredos de Uma Vida no Museu




SEGREDOS DE UMA VIDA NO MUSEU 

TEXTO DE ANA RAPHA NUNES

Ilustração de LOGAN PORTELA

Editora Inverso

Quem ama ir ao museu e sente o seu valor e a sua importância para nossa  memória, cultura e história ainda sente aquela pontada de dor no coração ao lembrar do incêndio em grandes proporções que atingiu o Museu Nacional do Rio de Janeiro em 2 de setembro de 2018.

O Meteorito de Bendegó foi encontrado no sertão da Bahia em 1784 e sua história é contada mesclando sentimentos e fatos de uma maneira que conseguimos sentir toda sua angustia e dor ao ver o fogo consumir cada objeto e cada vestígio de história que estava ao seu redor. Ele resistiu, mas muitas outras riquezas não. 

Desde quando o universo era a moradia do meteorito mais conhecido do Brasil até ele se tornar um símbolo de resistência, a narrativa toca profundamente nossos corações pelo texto extremamente sublime e pela maneira que a autora conduziu esse episódio de lamento.

O Meteorito tem tanta história para contar, amigos que fez, amigos que viu crescer e serem consumidos por uma vontade de se tornarem gigantes e amigos que foram consumidos pelas chamas ardentes do fogo causadas pelo desprezo e desapreço de alguns homens.

Um livro que me fez chorar e que me fez desejar que ele seja lido em cada lar, em cada escola ou em todo círculo de leitura para que a nossa história seja sempre o nosso tesouro e que seja bem cuidada como uma semente brotando no coração de cada brasileiro.

Perfeito, magnífico!










 Posts recentes

© 2016 by Brincando e Contando

  • Black Twitter Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon