Segredos de Uma Vida no Museu
SEGREDOS DE UMA VIDA NO MUSEU
TEXTO DE ANA RAPHA NUNES
Ilustração de LOGAN PORTELA
Editora Inverso
Quem ama ir ao museu e sente o seu valor e a sua importância para nossa memória, cultura e história ainda sente aquela pontada de dor no coração ao lembrar do incêndio em grandes proporções que atingiu o Museu Nacional do Rio de Janeiro em 2 de setembro de 2018.
O Meteorito de Bendegó foi encontrado no sertão da Bahia em 1784 e sua história é contada mesclando sentimentos e fatos de uma maneira que conseguimos sentir toda sua angustia e dor ao ver o fogo consumir cada objeto e cada vestígio de história que estava ao seu redor. Ele resistiu, mas muitas outras riquezas não.
Desde quando o universo era a moradia do meteorito mais conhecido do Brasil até ele se tornar um símbolo de resistência, a narrativa toca profundamente nossos corações pelo texto extremamente sublime e pela maneira que a autora conduziu esse episódio de lamento.
O Meteorito tem tanta história para contar, amigos que fez, amigos que viu crescer e serem consumidos por uma vontade de se tornarem gigantes e amigos que foram consumidos pelas chamas ardentes do fogo causadas pelo desprezo e desapreço de alguns homens.
Um livro que me fez chorar e que me fez desejar que ele seja lido em cada lar, em cada escola ou em todo círculo de leitura para que a nossa história seja sempre o nosso tesouro e que seja bem cuidada como uma semente brotando no coração de cada brasileiro.
Perfeito, magnífico!
Comments