top of page

Segredos de Uma Vida no Museu




SEGREDOS DE UMA VIDA NO MUSEU 

TEXTO DE ANA RAPHA NUNES

Ilustração de LOGAN PORTELA

Editora Inverso

Quem ama ir ao museu e sente o seu valor e a sua importância para nossa  memória, cultura e história ainda sente aquela pontada de dor no coração ao lembrar do incêndio em grandes proporções que atingiu o Museu Nacional do Rio de Janeiro em 2 de setembro de 2018.

O Meteorito de Bendegó foi encontrado no sertão da Bahia em 1784 e sua história é contada mesclando sentimentos e fatos de uma maneira que conseguimos sentir toda sua angustia e dor ao ver o fogo consumir cada objeto e cada vestígio de história que estava ao seu redor. Ele resistiu, mas muitas outras riquezas não. 

Desde quando o universo era a moradia do meteorito mais conhecido do Brasil até ele se tornar um símbolo de resistência, a narrativa toca profundamente nossos corações pelo texto extremamente sublime e pela maneira que a autora conduziu esse episódio de lamento.

O Meteorito tem tanta história para contar, amigos que fez, amigos que viu crescer e serem consumidos por uma vontade de se tornarem gigantes e amigos que foram consumidos pelas chamas ardentes do fogo causadas pelo desprezo e desapreço de alguns homens.

Um livro que me fez chorar e que me fez desejar que ele seja lido em cada lar, em cada escola ou em todo círculo de leitura para que a nossa história seja sempre o nosso tesouro e que seja bem cuidada como uma semente brotando no coração de cada brasileiro.

Perfeito, magnífico!










Комментарии


 Posts recentes
bottom of page