Projeto Contadores de histórias

 

    A escola tem uma papel fundamental na formação de leitores. Não somente formar o leitor capaz de decifrar os códigos do sistema de escrita ,mas sobretudo formar um leitor que possa interpretar, que leia nas entrelinhas, que seja capaz de construir sentidos sobre o texto, ou seja, formar um leitor proficiente. A leitura como argumento da escrita sempre esteve presente nas salas de aula. Responder fichas de leitura, realizar provas e testes sobre os livros lidos, ou usar da literatura fragmentada como pretexto para o ensino da gramática, sempre estiveram muito presente nas práticas pedagógicas. Tais formas de ensino podem tentar promover um ensino contextualizado, auxiliando na interpretação explícita do texto. Porém, dificilmente podem promover o gosto pela leitura, uma vez  que a torna obrigatória, sem levar em consideração  a satisfação e o deleite do leitor. É o ler por prazer, que fará do aluno um leitor que possa fazer uso da literatura como forma de ampliar sua leitura de mundo, o reconhecimento de si mesmo e do outro. A oralidade dos alunos também precisa ser estimulada, para que os tornem mais confiantes no momento de expor suas ideias. Então, unindo literatura com oralidade temos como resultado bons contadores de histórias. E é dessa maneira que o nosso Projeto Contadores de Histórias funciona, com o objetivo de estimular a leitura deixando que o aluno a possa realizar de forma mais desprovida e possa levar seus conhecimentos através do contar. Incentivar a leitura simplesmente pelo prazer.

Como funciona:

Os alunos levam o livro para casa que vai dentro da bolsa "Contadores de Histórias",  juntamente com a ficha de dicas e o passaporte "Minhas viagens literárias" do qual os alunos vão registrar os títulos lidos. Ao retornarem os alunos irão narrar o enredo contando tudo sobre o que acharam, dialogando com a turma sobre suas impressões e sentidos, despertando a curiosidade dos colegas que, posteriormente podem ler o mesmo livro e trocarem ideias sobre o mesmo.

para baixar : ficha de dicas - passaporte - crachá

obs: Imagem retirada do pinterest, não encontrada fonte.

festa livros

  Festa de aniversário é sempre um momento muito esperado, tanto para o(a) aniversariante quanto para a família que celebra junto com alegria e satisfação. Seja ela uma comemoração íntima ou mais sofisticada e cheia de detalhes, o importante é que seja feita com o coração transbordando de amor. A mamãe aqui ama colocar a"mão na massa" em se tratando de decoração. Para comemorar o aniversário de 10 anos de minha primogênita, a escolha foi o tema livros. Escolha feita por ela e que me deixou muito orgulhosa, afinal a leitura por aqui faz parte da nossa rotina e de nossos melhores momentos. Espero que gostem e que possa auxiliar na inspiração das festinhas por aí! Para fazer o painel imprimi alguns contos infantis e colei em cartolinas coloridas para dar um efeito de livro. Pendurei com mini pegadores de roupa em um barbante fazendo um varal de livros. Os corações em papel estampado deram um toque especial de delicadeza.

Para a decoração da mesa foram colocadas bonecas de pano, livros, marcadores( que fizeram parte das lembrancinhas), uma mini máquina de escrever e um pequeno globo terrestre para lembrar que ao ler um livro podemos dar voltas no mundo sem sair do lugar. A participação de uma contadora de histórias atraiu a atenção de adultos e crianças. Um momento de descontração, aprendizado e incentivo. Papais, mamãe, titias e titios podem perceber nesse momento alguns "truques" para viver momentos mágicos com seus filhos.

*A imagem para a confecção das casinhas personalizadas, porta pirulitos e porta bis foi retirada do blog        Ei, Menina!

Um guarda - chuva de histórias

Um simples guarda-chuva pode se tornar um verdadeiro objeto de contação de histórias que atrai os alhares e desperta a criatividade da criançada! Diversão que começa na própria confecção e transformação do guarda-chuva é possível escolher vários temas distintos e ficar à vontade na hora de colar as personagens. Depois de pronto, você pode criar uma música enquanto gira seu novo guarda-chuva e na frente que ele parar vamos inventar!!!

Reciclando e imaginado 

Sabemos muito bem que as crianças são especialistas na arte da imaginação e criatividade, mas podemos compartilhar com elas esse universo tão encantado e nos tornar cúmplices de histórias incríveis! Podemos ser astronautas, piratas, podemos combater gigantes, explorar os dinossauros e passear na vassoura com as bruxinhas! Então vamos transformar e partir para a brincadeira!

Até nosso mascote (Golias) entrou na brincadeira! rsrsrs...

Caixa livros

A melhor parte de reciclar é sem dúvidas poder usar a criatividade à vontade!!!

Filha leitora aqui sempre quis ter um cantinho especial com seus livros favoritos e seus personagens inesquecíveis. Então, quando encontramos essa caixa de papelão logo brilhou a ideia de decorar e fazer do jeitinho que ela sempre quis!

MATERIAL:

Caixa de papelão ( o formato que desejar) fazendo um corte na diagonal.

Papel colorido ou cartolina para combrir.

Tesoura e cola branca

Pincel para impermeabilizar

COMO FAZER:

Primeiro cubra a caixa com o papel colorido de sua preferência. Pesquise imagens de seus personagens e livros favoritos, recorte e cole fazendo a montagem de seu jeitinho. Por último, passe cola em toda a caixa com a ajuda de um pincel e espere secar. A cola quando seca fica transparente e deixa um brilho na caixa. Pronto, agora é só organizar e boas leituras!

Aqui os personagens foram Judy Moody, Timmy Fiasco, Greg Heffley (Diário de Um Banana) e Hugo ( O Plano Infalível de Hugo)

Poder fazer algo junto ao seu filho não tem preço! Vamos explorar a criatividade das crianças e criar memórias que ficarão gravadas em seus corações! Tempo junto com os filhos é o tempo mais preciso que existe! Esse é o verdadeiro valor das coisas!   

PROJETO AS BELEZAS E OS ENCANTOS DA CULTURA AFRICANA

Depois de muitas pesquisas, oficinas e histórias finalmente vivenciamos o dia do nosso projeto na escola "As Belezas e os Encantos da Cultura Africana". Tão mais importante do que conhecer é poder oferecer às crianças essa proximidade que busca unir culturas com sinônimo de respeito e também admiração. Pesquisamos sobres as lendas e contos como nos livros "Canção dos Povos Africanos" da Editora Imeph e Ulomma das Paulinas, também sobre a importância do uso das máscaras para os diferentes povos e sobre as cores e formas geométricas que embelezam as paisagens com as pinturas das mulheres Ndebele. O Projeto incluiu uma visita ao Parque Baobá onde os alunos, junto com a família, puderam admirar a beleza dessa árvore milenar que tem tantos mistérios.

© 2016 by Brincando e Contando

  • Black Twitter Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon