top of page

A Casa do Caracol


A Casa do Caracol é de autoria de Érica Montenegro, mais uma amiga que a literatura me aproximou, uma pessoa que irradia brilho contando e escrevendo. Editado pela IMEPH em 2013 o livro apresenta a história de Ludovico, um caracol que tem seu modo particular de viver, sempre devagar mas preparado o tempo todo para ajudar a quem precisa. As ilustrações são de Felipe Camêlo e traz imagens com cores vibrantes que permitem aos leitores a transferência para o mundo dos pequenos bichinhos. Histórias no jardim são sempre bem apreciadas pelas crianças, trazem a beleza e a qualidade de cada um dos pequenos animais e nos ensinam a grande virtude de saber conviver com as diferenças.

Quando Ludovico se depara com uma situação que o deixa triste, ele continua a caminhar com seu ritmo lento mas constante. Carregando sua casinha nas costas, trabalha realizando consertos por onde passa.

Ficou sabendo que ali perto haveria uma festa, colocou seu paletó e chegou com muita animação. Até perceber que ninguém lhe dava atenção...


Foi então que aconteceram coisas estranhas que pôs Ludovico em ação. Um conserto de sapato, uma costura na saia e um reparo na fiação. A gratidão aproximou Ludovico de seus amigos, e seus amigos compreenderam que ser amigo de verdade é um grande mérito.

A mensagem de respeito, amizade, tolerância e felicidade surgem como uma grande descoberta que perpassam às especificidades de cada um. Para descobrir o que o outro tem de melhor basta conviver e saber que em algo ele lhe completa. Cada um tem sua beleza, cada um tem seu dom, cada um tem uma casinha para levar e todos podemos estar atentos a cuidar uns dos outros.

Vamos colorir o Ludovico!





 Posts recentes
bottom of page