DIREITOS DO PEQUENO LEITOR

January 21, 2018

 

 

   Todos nós temos direitos e devemos desfrutar deles para o nosso bem estar e nossa felicidade. Enquanto seres humanos, necessitamos das condições básicas para viver. Enquanto cidadãos precisamos de dignidade. Enquanto leitor, podemos ser e estar em que posição escolhermos. E enquanto leitor mirim? Pensando na realidade dos pequenos apreciadores de livros a autora Patricia Auerbach em seu livro "Direitos do Pequeno Leitor" editado pela Companhia das Letrinhas, aponta as escolhas que as crianças abusam na hora de entrar no mundo da fantasia. As ilustrações de Odilon Morais não somente traduzem o texto como possui também sua própria leitura, oferecendo ao leitor outras possibilidades. 

Ser herói, escolher onde quer ler, fazer novos amigos...

 

 

O pequeno leitor tem direito de fazer de conta e saborear tudo que aprende.

 

 

Todo pequeno leitor tem direito de ouvir e inventar histórias...

 

Aprende-se com esse lindo livro que, cada leitor assim como cada um tem em suas especificidades, precisamos de espaço para nos encontrarmos e nos aprender diante de uma apreciação literária. As crianças precisam ter esse espaço enquanto leitoras. Me fez refletir sobre as intervenções dos adultos nas escolhas dos livros e histórias pelas crianças e o quanto muitas vezes elas abandonam seus direitos de ledores por estarem sempre sendo observadas ou avaliadas.

Aproveito para finalizar colocando aqui mais uma permissão que cada leitor tem, a curiosidade. Então, convido você a conhecer esse primor de livro. Prefere ficar curioso aí?

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

 Posts recentes

November 22, 2019

November 12, 2019

November 1, 2019

October 25, 2019

October 22, 2019

October 15, 2019

October 7, 2019

September 30, 2019

September 25, 2019

Please reload

© 2016 by Brincando e Contando

  • Black Twitter Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon