De carta em carta


Escrito pela ilustre Ana Maria Machado, ilustrado por Nelson Cruz e publicado pela Salamandra, o livro "De Carta em Carta" é uma obra que mexe com nossos sentimentos, nossos laços familiares, nossos sonhos e ainda relembra a importância dos nossos direitos enquanto cidadãos.

Pepe é um menino que não queria saber de ir para a escola, preferia ficar em casa cuidando de José, seu avô. José era jardineiro e gostava muito de ter a companhia de seu neto. Os dois não sabiam ler e nem escrever. Pepe, porque não era de sua vontade, e seu avô por causa das escolas que, na sua época de criança, não eram tão acessíveis.




As diferenças entre eles geraram uma grande confusão e diante disso, escolheram não mais se falarem. Então, recorreram a um escrevedor da Praça dos Escrevedores, seu Miguel. Ele ajuda as pessoas que não sabem ler e nem escrever a fazerem suas cartas.

Para ajudar avô e neto o gentil senhor prefere dar uma mudança aos escritos um tanto ofensivo de ambos e constrói um diálogo que leva a compreender que seu José precisa mesmo é descansar.



Sem nunca perder a beleza de uma literatura voltada para o deleite ao mesmo tempo que pretende chamar atenção para assuntos que envolvem a sociedade, a autora aborda a aposentadoria de forma sutil sem que isso quebre a beleza de uma narrativa voltada para o público infantil. O enredo é belíssimo e o leitor pode se comover com a relação perturbada de avô e neto e torce para que não aconteça, de fato, o rompimento dos dois. O analfabetismo em fases diferentes da vida é lançado como o fator principal para a falta de transformação social e falta de realização pessoal. E Pepe e seu José? Voltam a ser amigos? E seu Miguel, que diferença ele fez na vida dos dois?

Imperdível leitura que você vai adorar responder a essas perguntas...



 Posts recentes

© 2016 by Brincando e Contando

  • Black Twitter Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon