top of page

Problemas Monstruosos/O Mundo dos Dongos


Quando recebemos este livro imaginamos que iríamos encontrar uma história de medo ou aquelas histórias em que os monstros nos surpreendem. Foi uma grande surpresa quando nos deparamos com um livro interativo onde o leitor pode fazer parte da construção da história criando possibilidades da qual trabalham a imaginação, estimulando a linguagem e o raciocínio matemático. Problemas Monstruosos/O Mundo do Dongos nasceu das autoras Cristiane Boneto e Ana Lúcia Freire Tanaka e foi lindamente ilustrado por Gabriela Gil. Com a qualidade e o cuidado da Editora Carochinha o livro reúne duas histórias em um mesmo livro. Para aprender que as coisas mudam dependendo do ponto de vista.

Em "Problemas Monstruosos" os monstrinhos encaram alguns dilemas. O Monstregão chora sem parar, as portas de diferentes tamanhos pedem doces para encolher ou aumentar.

Doce de meleca ou doce de minhoca? Qual você prefere?

O pote de bolachas gostosas sempre fica no lugar mais alto e protegido. É preciso pensar em como dar uma ajudinha.


Ratinhos se encontram com os monstrinhos em "O Mundo dos Dongos" e outras possibilidades vão surgir.


O livro dispõe de espaços para que o leitor registre sua criação, tornando o livro bem o jeitinho dele. Criar uma história não é fácil e as autoras foram muito amáveis em dividir esses momento com seus apreciadores. Estimular a criança de uma forma tão criativa, divertida e valorizar sua elaboração é sem dúvidas o ponto maior do livro.

Fiquei extremamente feliz quando vi Miguel interagindo e criando nomes para os personagens. Os monstrinhos foram batizados de Roxão, Monstrão Dentes Maiores e Monstrengo. Já os ratinhos foram chamados de Ratomeu, Rata Ratôncio, Ratoban e Puxa Folha. Muita lindeza não é?

Ratinhos feitos de papel nos acompanharam nessa leitura.


 Posts recentes
bottom of page