top of page

Na Rua do Sabão

Publicado em 1924, em versos completamente livres, Manuel Bandeira em seu poema infantil "Na Rua do Sabão" reacende a alegria das crianças do tempo em que os balões eram soltos em grandes clarões pelo céu. Publicado pela Global Editora e lindamente ilustrado por Odilon Morais a leitura também busca aproximar as crianças da tão famosa canção popular "cai cai balão".

Na Rua do Sabão a meninada corre solta. Um balãozinho de papel feito pelo filho da lavadeira agora sobe na escuridão do céu.


A molecada com atiradeiras, assobios, pedradas e aos gritos de "cai, cai balão!" pareciam ter maldade para ver o balão cair.

Mas ele só subia. Subia e subia.

O balãozinho não caiu na Rua do Sabão. Mas caiu em outro lugar imenso de tão grande.

Após apreciar a leitura desse poema é impossível escutar a cantiga com o mesmo sentimento. É possível sentir através do texto e das imagens a emoção e a euforia das crianças que moram na Rua do Sabão. Nos faz relembrar o quanto é gostoso aquele corre corre das brincadeiras ao ar livre e mesmo que a prática de soltar balões esteja proibida e, por uma boa causa, a experiência ainda se assemelha com diversas outras brincadeiras que chamam as crianças para fora de casa como soltar pipa, brincar de esconde esconde ou de barra bandeira.


 Posts recentes
bottom of page